Os avanços tecnológicos e a automação estão acelerando o desaparecimento de algumas profissões. Seguindo esse ritmo, o papel do contador não irá desaparecer no futuro próximo, mas sofrerá uma grande transformação. Os avanços tecnológicos vão modificar a rotina e o modo como os profissionais têm exercido a profissão, trazendo soluções que antes eram impensáveis.
Tendências tecnológicas
As novas tecnologias permitem que a contabilidade possa realizar a gestão do negócio com mais profundidade, tendo acesso ilimitado a informações. Essas ferramentas facilitam e otimizam a rotina contábil, além de desburocratizar a área. O dia a dia na contabilidade continuará a ser alterado por meio de:
- Utilização de softwares;
- Enterprise Resource Planning (ERP);
- Automações;
- Big Data;
- Inteligência artificial.
Isso vai tornar o contador cada vez mais um consultor de negócios, que elabora relatórios financeiros e de risco, auxilia no controle do fluxo de caixa, além da redução de encargos e prevenção de passivos tributários e prejuízos para a empresa.
Contabilidade moderna
Por mais que sistemas informatizados possam fazer cálculos e balanços, ainda caberá ao contador os processos de auditorias e etapas de due diligence. A gestão tributária dinâmica e complexa ainda necessitará de um profissional analítico, com habilidades para interpretar dados contábeis, atuando como um consultor estratégico.
O contador também será essencial para o desenvolvimento das novas tecnologias que vão moldar a profissão. Afinal, a programação de sistemas requer conhecimento técnico de contabilidade, assim como a criação das interfaces de aplicações e dos sistemas.
Tarefas contábeis que demandam tempo e mão de obra, como auditorias, preparação de impostos, serviços bancários e folha de pagamento, estão sendo abarcadas pela Inteligência Artificial. Enquanto o blockchain possibilita um novo tipo de livro-razão, que pode ser continuamente atualizado e verificado sem a ameaça de ser alterado ou corrompido.