Saiba o que é o fomento mercantil, quais são as suas vantagens e porque você deve escolher uma contabilidade especialista nesse assunto

O fomento mercantil, também conhecido como fomento comercial ou factoring, trata-se de uma operação mercantil pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios por meio de títulos a um terceiro, que os compra à vista, mas com um desconto. O objetivo do fomento mercantil é fornecer recursos para viabilizar a cadeia produtiva, principalmente de pequenas e médias empresas. Ele vem crescendo no Brasil desde a fundação da Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil (ANFAC) em 1982.

Vantagens do fomento mercantil

O fomento mercantil possibilita que as empresas cedentes economizem e balanceiem o fluxo de caixa, pois é possível obter antecipadamente recebimentos futuros. Além disso, também reduz os riscos da venda de crédito pela cedente por possuir mecanismos para lidar com esse risco.

Empréstimos tradicionais são burocráticos, custosos e nem sempre se tem as garantias necessárias para sua aprovação. Como o fomento mercantil não se trata de uma operação de empréstimo, não há contração de dívida, desonerando o caixa da empresa. A possibilidade de levantar recursos com muito mais rapidez e facilidade, contribui para a tomada de decisões financeiras e administrativas mais certeiras e confiantes.

Em resumo, o fomento mercantil, fomento comercial ou factoring, é uma excelente estratégia de capitalização para pequenas e médias empresas. Abrir uma factoring é uma grande oportunidade de negócio, pois ao lidar com a antecipação de recebíveis sua empresa pode beneficiar seus clientes da seguinte maneira:

  • Reserva de caixa para imprevistos; 
  • Obtenção de dinheiro para fazer novos investimentos sem mexer no caixa; 
  • Realizar a quitação de dívidas; 
  • Negociar juros; 
  • Pagar fornecedores; 
  • Conseguir capital de giro; 
  • Obter descontos em pagamentos à vista; 
  • Ampliar as possibilidades de decisões na gestão financeira da empresa; 
  • Eliminar ou diminuir o risco de inadimplência.

 

Para que uma empresa de fomento mercantil prospere, é necessária uma contabilidade que contribua com a gestão, auxilie na tomada de decisões, no rastreamento de despesas, no orçamento e na boa manutenção de registros. Além disso, ela o prepara para auditorias e identifica estratégias para economizar no pagamento de impostos.

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