Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre “Empresas De Fomento”

Uma Empresa de Fomento Mercantil trabalha com a antecipação de recebíveis, onde o contratante pode receber à vista os valores das vendas que são feitas a prazo. A Empresa de Fomento compra créditos de médias ou pequenas empresas, tomando posse de seus recebíveis.

Com o Fomento Mercantil, ao receber antecipadamente suas vendas realizadas a prazo, a empresa contratante consegue pagar necessidades imediatas e girar seus capitais. Receber o dinheiro de uma vez só possibilita um controle do fluxo de caixa maior, a reposição de estoque com pagamento à vista e investimentos em infraestrutura e tecnologia, ao aumentar o poder de negociação da empresa.

É uma forma menos burocrática de conseguir dinheiro imediato. Diferente de um empréstimo comercial feito com bancos, o fomento é muito mais simples. Principalmente para pequenas e médias empresas, que não conseguem uma garantia para serem aprovadas em um empréstimo. Não ocorre contração de dívida e exige uma documentação mais enxuta.

Outra diferença do empréstimo bancário é que no Fomento Mercantil não incide cobrança de juros. Mas então como é precificado? De acordo com alguns parâmetros, como riscos e expectativa de lucro, os impostos que recaem sobre a atividade e o perfil da empresa, é definido o fator de compra. As empresas do segmento de Factoring que oferecem esse tipo de serviço, também chamadas de Fatorizadoras. Elas representam e defendem os interesses do Fomento Mercantil, atuando junto ao poder público e entidades privadas, para consolidar alianças e parcerias de interesse.

É firmado um contrato entre a Empresa de Fomento e a contratante, onde é definido quais serão as atividades realizadas e as contas administradas pela fatorizadora. Ao comprar os créditos da empresa, a fatorizadora pode ficar responsável por oferecer: prestação de serviços do setor produtivo (como acompanhamento das contas a receber), suprimento de recursos e proteção contra a falta de pagamento pelos devedores.

Existem alguns tipos de Fomento Mercantil. O Convencional se trata apenas da aquisição dos direitos de créditos; o Factoring Maturity se resume a cuidar das contas a receber; no Factoring Trustee, a fatorizadora exerce função financeira; o Factoring Exportação envolve duas fatorizadoras, em países diferentes, defendendo os respectivos interesses em uma operação de exportação de bens; e o Factoring Matéria-Prima atua como intermediário da empresa fomentada e seus fornecedores.

O Fomento Mercantil pode ser fundamental para o equilíbrio do fluxo de caixa e, com isso, a empresa consegue dar foco às suas principais atividades.

A KGD Contabilidade realiza a integração do Sistema de Gestão Empresarial para o mercado de recebíveis, Securitização, Fomento Mercantil e Empresa Simples de Crédito (ESC) com o sistema de contabilidade proporcionando um fechamento contábil em menor tempo e com as informações totalmente integradas.