Tanto empresas de factoring quanto companhias securitizadoras atuam no mercado de antecipação de recebíveis. Ambas adquirem ativos recebíveis resultantes de vendas a prazo, mas atuam de forma completamente diferente.
Como é uma empresa de factoring
Atua na compra de créditos a receber provenientes de vendas a prazo e cobra um fator por essa antecipação de recebíveis. As operações são realizadas com recursos próprios e há cobrança de Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) e de Imposto Sobre Serviços (ISS).
Os serviços só podem ser oferecidos a empresas e o risco da operação é todo do sócio capitalista. Uma empresa de factoring pode ser uma Sociedade Limitada (LTDA) ou Anônima (S/A) de capital fechado.
Como é uma companhia securitizadora
Adquire dívidas de empresas com contas a receber, como duplicatas e notas promissórias, e as converte em títulos negociáveis no mercado de capitais, podendo utilizar capital próprio ou recursos de investidores. Não há incidência de IOF e nem de ISS, além de ter carga tributária menor.
Os títulos de crédito podem ser adquiridos por investidores pessoa física ou jurídica. O risco de crédito da operação é assumido pela securitizadora em troca do pagamento de juros pré ou pós-fixados. Essas companhias são constituídas sob a forma de Sociedade Anônima (S/A).
Diferença entre factoring e securitizadora
A principal diferença entre factoring e securitizadora é a origem dos recursos para a compra dos recebíveis. Enquanto a operação de factoring auxilia pequenas e médias empresas com baixo volume de fluxo de caixa a alavancar seu crescimento, a securitização é uma alternativa rápida e segura de antecipação de recebíveis, que permite que empresas arrecadem fundos sem a necessidade de recorrer a empréstimos bancários.
Conheça os serviços da KGD Contabilidade e garanta o melhor para a gestão do seu negócio.